2

Como ajudar no desenvolvimento da fala do seu bebê (voltei com dicas!)


Meninas do céu!!!

Vida de mãe é bem assim..... uma  correria sem fim....
Mas, eu não esqueci desse cantinho tão meu, tão nosso....a blogosfera é maravilhosa!!!
Tenho sentido falta de muita gente.... tentantes que ainda tentam...tentantes ficaram gravidinhas e das zamigas que se tornaram mamães juntamente comigo. Cadê vcs, meninas?

Agradeço imensamente a todas zamigas que apareceram por aki nesse meio tempo de 'abandono' do blog...rs São todas muito bem vindas.
Bem, se vc já é mãe, sabe como é complicado encontrar tempo pra blogar/navegar....rs
Se vc é tentante, muito em breve viverá essa realidade, então aproveitaaaaa!!!!!

Vamos ao título do blog:


Minha princesa falou antes de 1 ano de idade...Calma, gente! Mas era na língua dela....rs! Uma coisa das arábias... era muito engraçado, gravamos vários vídeos pra vermos com ela depois.

Dica 1: Essa fase começa mesmo antes de completar um ano, é muito importante interagirmos com a criança, demonstrar que estamos entendendo sabe...... dessa forma ela vai aprendendo sobre comunicação: um fala, o outro escuta, depois um fala de novo....
Estudos mostram que existe um período sensível pra o desenvolvimento da linguagem, sobretudo a pedagogia Montessori (farei um post sobre esse assunto).

Hoje, com 1 ano e 8 meses o vocabulário da minha filha está se desenvolvendo de uma forma mta rápida, todo dia ela sai com uma novidade, pronuncia corretamente várias palavras:

CAIXA - PAPAI - MAMÃE - MÃE - PAI - MINIE - TATU - PATO - PÉ - LOBO - BEBÊ - AZUL - PEITO (essa foi a 1ª, rs) - BOTAS - CAIU - URSO

Outras não têm a pronúncia perfeita, mas dá pra gente entender:

CAO = carro
MAÇANA =  maçã
MANANA = banana
PIÍ = piuí, o trem
PAPATO = sapato
RABA = beterraba
UMINU= umbigo
ABEÇA= cabeça
TAU = tchau
COÊINHO = coelhinho
QUATO = quatro
FOR = flor
BOAH= bola
ALMOXO= almoço
OZA = rosa
BAL = borboleta (essa só eu entendo, rs)

 Algumas frases: "Tau, bebê", "tá quente" ou "quente, não, mamãe"

Entre tantas outras que não lembro agora.


Dica 2: Leia para seu bebê!!! Eu comecei a ler pra Ana Melissa desde cedo sempre estimulei o contato com os livros como vcs podem ver AQUI e  AQUI. Quanto mais cedo melhor ou vc nunca leu por aí sobre o quanto é importante ler para seu filho durante a gravidez, hein?


Dica 3:  Cante com ele, pois, assim como a leitura, cantar com seu bebê ajuda-o a adquirir vocabulário, além de tornar várias atividades mais divertidas:

- o banho - com músicas animadas (eu adquiri aquele cd da johnson: "lavar a cabeleira com Johnson baby shampoo, uááá!) Ela se diverte e já canta algumas partes sozinha.
- a hora de dormir - com músicas relaxantes
- a hora de  comer - com músicas temáticas
- a hora de brincar - com músicas que expressem comando (bate pé, mão, etc), músicas bem dançantes.

Se vc está sem ideia tenta recordar as canções de sua infância:
 "meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer, vou comer, pra ficar fortinho e crescer"....
"fui no mercado comprar melão e a formiguinha subiu na minha.....". Quem nunca....rs.



2 comentários:

jo nascimento disse... [Responder o Comentário]

Que bom q vc voltou!!!!
Que dicas legais; o vocabulário da Isabelle tb está a todo vapor , ela já fala bastante frases, mas muito embolado, a maioria das coisas só eu entendo rsrs, e ela fica brava quando percebe q não está sendo compreendida, tb canta algumas partes de musicas, uma graça.
bjus

Anônimo disse... [Responder o Comentário]

ola minha linda.... boa dica.... passando pra desejar uma boa semninha... bjus com saudades....